domingo, 27 de febrero de 2011

Dietas com baixo conteúdo protéico e elevado índice glicêmico para manutenção da perda de peso

 

Dietas com baixo conteúdo protéico e elevado índice glicêmico para manutenção da perda de peso
 
 
São Paulo, 09 de Dezembro de 2010

Estudos de dietas para controle do peso, ricas em proteínas ou com baixo índice glicêmico atingiram conclusões variadas, provavelmente devido ao fato de que os estudos possuíam poder insuficiente.

 

Pesquisadores publicaram, recentemente, no New England Journal of Medicine, um estudo em que avaliaram adultos sobrepeso de oito países europeus que perderam pelo menos 8% do peso corpóreo inicial com uma dieta pobre em calorias de 3,3 MJ (800 kcal). Os participantes foram randomicamente alocados, em desenho fatorial 2 x 2, a uma de cinco dieta ad libitum para evitar reganho de peso em período de 26 semanas: uma dieta pobre em proteínas e de baixo índice glicêmico, outra dieta pobre em proteínas e de elevado índice glicêmico, outra dieta rica em proteínas e de elevado índice glicêmico, outra dieta rica em proteínas e de baixo índice glicêmico ou à dieta controle.

 

No total, 1209 adultos foram rastreados (idade média = 41 anos; índice de massa corpórea = 34), dos quais 938 entraram na fase de dieta pobre em calorias no estudo. Um total de 773 participantes que completaram a fase foi randomicamente alocado a uma das cinco dietas de manutenção; 548 completaram a fase de intervenção (71%). Menor número de participantes nos grupos de dieta rica em proteínas e de baixo índice glicêmico que no grupo de dieta pobre em proteínas e alto índice glicêmico abandonou o estudo (26,4% e 25,6%, respectivamente, versus 37,4%; P = 0,02 e P = 0,01 para as comparações respectivas). A média de perda inicial de peso com dieta pobre em calorias foi de 11 kg. Na análise de participantes que completaram o estudo, apenas a dieta pobre em proteínas e de alto índice glicêmico associou-se a reganho de peso subseqüente significativo (1,67 kg; IC95% = 0,48 – 2,87). À análise por intenção de tratar, o reganho de peso foi 0,93 kg menor (IC95% = 0,33 – 1,57) nos grupos alocados para dietas de baixo índice glicêmico que nos grupos alocados para dietas de alto índice glicêmico (P = 0,003). A análise envolvendo participantes que completaram a fase de intervenção produziu resultados semelhantes. Os grupos não diferiram significativamente com respeito aos eventos adversos relacionados à dieta.

 

Os pesquisadores concluíram que, neste grande estudo europeu, um aumento modesto do conteúdo protéico e redução modesta no índice glicêmico levou à melhora dos índices de estudo completo e de manutenção da perda de peso.



Uma resenha de Diets with high or low protein content and glycemic index for weight-loss maintenance - New England Journal of Medicine; 2010;363:2102 – 2113

As resenhas são baseadas em artigos de periódicos nacionais e internacionais que contenham informações médicas com aplicabilidade prática.

Copyright ® 2008: São Paulo Medical Conferences - Todos os direitos reservados sobre a resenha em português.
"O conteúdo desta página é de responsabilidade da São Paulo Medical."

 


 
 
 

 

No hay comentarios:

Publicar un comentario